Loading...

MBD – Drawingless ou Paperless?

drawingless

MBD – Drawingless ou Paperless?

Com o anúncio do lançamento do SOLIDWORKS MBD nós acompanhamos dois grupos surgirem. O primeiro, entusiastas, pensam em como vão economizar tempo, diminuir os erros de interpretação de desenhos 2D, erros de fabricação, desperdício e assim por diante. O segundo, de pessimistas: como vou implantar uma metodologia que dispensa desenhos 2D? Vou ter que colocar um computador no chão de fábrica? Vou ter que disponibilizar para cada setor de fabricação um computador e treinar alguém para operaro computador? Desse jeito o custo de fabricação vai aumentar e muito!

Essas são as perguntas e preocupações mais frequentes que ouvimos quando falamos do SOLIDWORKS MBD. Se você também se perguntou isso em algum momento ou enxerga os benefícios do SOLIDWORKS MBD mas está preocupado com os impactos operacionais , relaxe! O SOLIDWORKS MBD aprimora o processo de fabricação através do conceito drawingless, o que não dizer necessariamente, o mesmo que paperless.

Vamos pensar um pouco (Eu sei que você lembrou do Telecurso 2000!). O conceito drawingless (sem desenho), se refere ao estilo de comunicação das informações: 3D e não 2D! Mas quando nos referimos a um método paperless (sem papel), especificamos um meio de comunicar as informações: digital, não em papéis impressos! Existe uma diferença sensível nos dois conceitos, mas que não representam uma barreira para o SOLIDWORKS MBD.

Através do método Drawingless (sem desenho), o SOLIDWORKS MBD faz um by-pass dos desenhos 2D e disponibiliza as informações de fabricação do produto (PMI) diretamente em 3D. Mas o método drawingless não obriga a adoção do método paperless. Muitas vezes, precisamos de documentos impressos realmente. Talvez o produto que fabricamos não favorece a instalação de um computador no chão de fábrica ou estamos realmente interessados em poupar custos. Nós entendemos isso!

O SOLIDWORKS MBD permite você gerenciar e organizar os dados PMI a partir do modelo 3D e comunicar essas informações em PDF que podem ser impressos.

paperless

Aí você pergunta: mas isso não é o mesmo que fazermos os desenhos 2D? Longe disso. O tempo que você levaria para criar os desenhos 2D foi eliminado nesse processo e, além disso, as informações estão organizadas de maneira clara facilitando a interpretação para fabricação.

Dessa forma, implantar o SOLIDWORKS MBD não nos impõe a compra de hardware para serem postos no chão de fábrica. Isso seria algo que realmente simplificaria e agilizaria o processo de produção, mas não é uma obrigatoriedade. Podemos modelar em 3D, reutilizar as informações que foram inseridas nessa etapa para definirmos os dados PMI 3D e depois comunicar essas informações em papéis impressos.

Acompanhe as novidades em nosso Blog e nas nossas redes sociais! Clique aqui e inscreva-se no canal do YouTube e curta nossa página do Facebook. Esperamos ver você por aqui mais vezes!