Loading...

Tensão acima do limite de escoamento. E agora?

redalert

Tensão acima do limite de escoamento. E agora?

A tensão passou do limite de escoamento? Alerta vermelho, alerta vermelho! Mas calma aí! Será que a tensão máxima que você encontrou é real?

Por exemplo, vamos pensar em uma análise estática linear dessa braçadeira. Você aplica a restrição e a força corretamente, imaginando que a força aplicada resulte em um deslocamento que aproxime os braços um do outro.

clamp1

Você executa a análise e ela concluiu sem nenhum problema! Agora vamos ao resultado da análise. Essa pode parecer a parte mais fácil do processo, mas não é! Será que a análise está correta?

clamp_simu

 

Em um primeiro momento, parece que sim. As tensões estão no local que você imaginou que deveriam ficar, as cores de distribuição de tensão estão bem definidas… Mas, não! Não está certo! Os resultados de tensão máxima que você encontrou não são reais. Mas por que podemos dizer isso?

Em primeiro lugar pelo tipo de análise! A análise que estamos fazendo é estática linear e uma das limitações da análise estática linear é que estamos vendo o comportamento do modelo dentro da fase elástica. Isso quer dizer que as tensões e deformações são proporcionais. Mas essa regra não é válida quando ultrapassamos o limite de escoamento e entramos na fase plástica do modelo!

A análise linear estática apenas nos informa que sobre aquela carga, nosso modelo irá plastificar. Se quisermos verificar a tensão máxima real no modelo precisamos sair de uma análise estática linear para uma análise estática não linear.

Acompanhe as novidades em nosso Blog e nas nossas redes sociais! Clique aqui e inscreva-se no canal do YouTube e curta nossa página do Facebook. Esperamos ver você por aqui mais vezes!