Loading...

Resultados do Simulation parecem incorretos? – Parte 1

confuso

Resultados do Simulation parecem incorretos? – Parte 1

Muitas vezes quando estamos dando treinamento ou suporte, ouvimos dizer: “Meus resultados no Simulation não estão corretos”. Daí, quando a gente pergunta: “Está certo disso?”, a reação mais do que normal é uma tremida na base. Mas como disse, isso é normal. A análise de resultados é a etapa mais difícil de todas realmente.

Mas não culpe o software até ter certeza de que todos os inputs que você inseriu na análise estão corretas. A análise geralmente é tão boa quanto as nossas definições de condições de contorno: fixações, cargas, contatos, etc. Se essas condições de contorno não estão corretas, os resultados nunca serão corretos. Por isso que menos de 1% dos suportes sobre resultados errados são realmente problemas do sistema. Na maioria das vezes, geralmente a causa é uma só: o usuário. É o ditado: Lixo entra, lixo sai!

Mas algumas vezes você tem certeza de que definiu as condições de contorno corretamente e também tem certeza de que os resultados estão errados, mas não sabe o porquê. Então vamos dar umas dicas sobre o que verificar quando isso acontecer.

1 – Veja se as unidades estão corretas

Muitos usuários não percebem que as unidades em que as plotagens são exibidas estão em unidades diferentes do que ele quer e por isso o espanto quando vê os resultados bem diferentes do que eles imaginavam.

1

Também verifique na árvore de estudo se as unidades estão corretas. Se você digitar um valor de força usando o sistema SI e depois disso alterar o sistema para Metric, o Solidworks irá converter o valor de força para o sistema Metric. Por exemplo 10N se tornam 1Kgf e não 10Kgf. Depois de mudar o sistema, digite o valor de novo!

2 – Está comparando os seus resultados com cálculos manuais?

Uma vez eu ouvi alguém dizer assim: se os cálculos manuais fossem suficientes e sempre precisos, ninguém precisaria de Simulation! Pior é que, em parte, concordo! Frisando: ‘em part2e’! Cálculos manuais sempre dão uma ideia geral do que esperamos em uma análise. Mas será que  os cálculos manuais que fizemos estão levando em consideração todas as informações do modelo matemático?

Por exemplo, imagine que você esteja calculando as tensões atuantes sobre uma placa com seção transversal de 10mmx10mm sujeita a uma força de 100N. A resposta é fácil! Tensão é igual a força sobre área. Mas nesse cálculo você está levando em conta a espessura do modelo 3D? Não. Então esse cálculo manual não vai ser igual ao resultado do Simulation! Citei isso apenas como um exemplo bem básico, mas a questão é, se você quer comparar os resultados do Simulation com seus cálculos manuais, tenha total certeza de que seus cálculos estão levando em consideração todas as informações e suposições da mesma forma que o Simulation faz. O Simulation leva em consideração um monte de fenômenos que seus cálculos manuais provavelmente ignoram.

Em futuros posts vamos dar outras dicas sobre o que verificar. Mas até lá, evite culpar o Simulation! Lixo entra, lixo sai!

Acompanhe as novidades em nosso Blog e nas nossas redes sociais! Clique aqui e inscreva-se no canal do YouTube e curta nossa página do Facebook. Esperamos ver você por aqui mais vezes!