Faça sua busca

Alguma vez você já observou dois produtos quase que idênticos e se perguntou: qual a diferença entre um e outro? Isso se dá muito no ambiente de projeto. Talvez ao observar uma pasta de desenvolvimento, você encontre os arquivos modelo_v1 e modelo_v2 e quando abre esses arquivos, a pergunta ‘qual a diferença entre eles?’, não seja tão facilmente respondida, pois essas diferenças talvez não sejam tão perceptíveis à primeira vista. E se o usuário que criou esses arquivos não estiver disponível para responder qual a diferença entre um e outro, a primeira ação que pensamos é: vou deletar um deles! Porém, ao apagar um desses arquivos, corremos o risco de perder dados de engenharia importantes!

A verdade é que, no processo de desenvolvimento de projetos, nossos modelos 3D passam por várias alterações, pequenas ou grandes. Essas alterações podem impactar diretamente as informações relacionadas ao modelo, como por exemplo: massa, material, dimensões principais e assim por diante. Outras alterações também impactam informações importantes em uma visão mais integral do nosso projeto, como as listas de materiais. Já outras alterações são de menor impacto. Observem que estamos falando de menor impacto, não impacto inexistente, pois toda alteração resulta em algum impacto. Por exemplo, alterações na forma construtiva do modelo (aplicações de técnicas de modelagem) podem impactar no desempenho computacional ou na manipulação geométrica do modelo. Então perder dados de engenheira é sempre algo indesejado.

O SOLIDWORKS oferece recursos específicos para nos ajudar a comparar de maneira direta, as alterações pelas quais nosso modelo passou, sejam alterações de dados internos apenas (propriedades do documento) ou de recursos, geometrias e ainda, de listas de materiais. Esses recursos fazem parte do que chamamos de SOLIDWORKS Utilities que são um conjunto de ferramentas desenvolvidas para nos tornar mais produtivos.

Com a ferramenta ‘Comparar’, parte dos recursos do SOLIDWORKS Utilities, podemos examinar em detalhes a geometria de um modelo sólido, suas propriedades e listas de materiais relacionadas e fazer comparações com outros modelos ou configurações. Assim, fica mais fácil visualizarmos graficamente todas as modificações feitas no modelo, gerenciarmos melhor versões do nosso produto e entendermos como essas alterações influenciam nosso desenvolvimento.

Informações gráficas sobre materiais removidos, materiais adicionados ou volume de intersecção são exibidas em cores e podem ser facilmente entendidos.

Além disso, um relatório em HTML pode ser salvo, analisado e compartilhado com outros setores ou usuários. Tudo em alguns poucos passos.

Com mais essa ferramenta, o SOLIDWORKS ajuda a gerenciar e identificar melhor alterações em nosso modelo nas etapas de projeto e aumenta a produtividade por capacitar a entender como as alterações impactam no modelo e seus documentos relacionados.

Posts Recentes

  • Visão dos Benefícios do SolidWorks PDM
  • Venha conferir o novo recurso de Comparação de Geometria
  • Resultado – RoboSub2018
  • SOLIDWORKS Manage simplifica o gerenciamento de dados
  • SOLIDWORKS CAM automatiza o conhecimento em CAM
  • Vale A Pena Compartilhar: Gerenciamento de Arquivos Locais no SOLIDWORKS PDM
  • Eleve o projeto de produtos de consumo a novos patamares
  • Dicas e truques
  • MySolidWorks: inteiramente para você e o SOLIDWORKS
  • 5 Ferramentas SOLIDWORKS Gratuitas
  •  

    Categorias

    Assine nossa newsletter