Faça sua busca

Modos de abertura de montagens SOLIDWORKS

No primeiro artigo desse post, falamos sobre como o tempo de abertura de uma montagem, mesmo que tenha milhares de componentes, é afetada diretamente pelo método selecionado. Nesse post, vamos abordar mais detalhadamente esses métodos e entender como podemos utilizar eles a nosso favor para aumentar a produtividade no dia a dia.

Resolvido

Esse modo de abertura é o mais utilizado por usuários do SOLIDWORKS. Nesse modo todos os componentes de uma montagem são considerados resolvidos por serem totalmente carregados na memória do computador. Na prática isso quer dizer que cada um dos componentes de uma montagem terão as suas árvores de projetos carregadas e reconstruídas no momento da abertura da montagem. Exatamente por isso que esse método é o que demanda maior tempo de abertura.

Esse tempo tende a ser maior ainda quando existem erros, avisos na árvore de projetos, componentes não convertidos para a versão atual do SOLIDWORKS e referências externas. Nesses casos, o SOLIDWORKS terá que validar a fonte dessas referências tanto para mantê-las atualizadas quanto para verificar a consistência dos arquivos. Além disso, por causa de erros e avisos, o SOLIDWORKS pode ter que reconstruir a árvore de projetos mais de uma vez. Se somarmos isso ao fato de que, muitas vezes, um arquivo pode ser movido ou excluído da sua pasta original, dá pra imaginar porquê o SOLIDWORKS vai gastar um tempo maior para abrir a montagem.

Outro ponto a se considerar ao utilizar esse método de abertura é sobre a utilização de recursos de montagens. Esses recursos são chamados recursos dependentes do tempo.

Isso porque, quando um desses recursos é inserido em uma montagem, o SOLIDWORKS no momento da abertura reconstrói toda a montagem e seus componentes e depois reconstrói cada um desses recursos de montagem. Se esses recursos de montagem possuem referências externas ou referências cíclicas, o SOLIDWORKS precisará reconstruir novamente as informações da árvore de projetos antes da abertura de arquivos.

Peso Leve

Esse modo se caracteriza por abrir mais rapidamente uma montagem em relação ao modo resolvido. Isso acontece porque, ao contrário do modo resolvido, o SOLIDWORKS não carrega todas as informações da árvore de projetos no momento da abertura do arquivo. Isso será feito somente quando necessário.

A árvore de projetos exibe o ícone de uma pena azul para indicar que a montagem foi aberta em peso leve. Além disso, ao expandirmos um componente, notamos que as informações da sua árvore de projetos, não são inteiramente carregadas.

Componente peso leve

Porém, se as informações da árvore de projetos dos componentes não são carregadas dentro da montagem, como o SOLIDWORKS mantém as informações dos componentes atualizadas? Sempre que as informações dos componentes carregados em pese leve em uma montagem sofre alterações, o SOLIDWORKS exibe uma pena em vermelho na árvore de projetos para indicar que aquele componente foi atualizado.

Por esse motivo, os componentes de uma montagem aberta em peso leve podem ser resolvidos sempre que necessário através de um clique no botão direito do mouse. Isso evitará que todos os componentes de uma montagem sejam desnecessariamente carregados no momento de abertura mas ainda permite que os usuários usem o modo resolvido para o componente que desejar e quando desejar. Da mesma forma, depois que o usuário faz as alterações requeridas no modelo, ele pode novamente definir um componente como peso leve para manter o desempenho da sua montagem otimizado.

Então, a que conclusão chegamos? O modo de abertura peso leve deve ser utilizado na maior parte do tempo por usuários que tenham um grande número de componentes em sua árvore de projetos. Ele otimizará tanto o tempo de abertura de montagens quanto o desempenho da montagem durante a etapa de desenvolvimento.

No próximo post dessa série vamos falar especificamente sobre o método mais otimizado para abertura de montagens, suas capacidades e benefícios, a revisão de grande projetos!

Posts Recentes

  • Lançamento
    SOLIDWORKS 2021
  • O poder do SOLIDWORKS na plataforma 3DEXPERIENCE!
  • Conheça o Enoviaworks a solução 3DExperience para gestão de documentos e projetos na nuvem.
  • Supere os desafios atuais de projeto com a plataforma 3DEXPERIENCE®
  • Obtenha maior poder de análise com o SIMULIAworks
  • Utilização de Elementos Sólidos e Elementos de Viga na validação de projetos estruturais
  • Dicas para trabalho com grandes montagens – Parte 4
  • Dicas para trabalho com grandes montagens – Parte 3
  • Dicas para trabalho com grandes montagens – Parte 2
  • Dicas para trabalho com grandes montagens – Parte 1
  • Assine nossa newsletter