Faça sua busca

Uma das novidades que está em evidência no SOLIDWORKS 2019 é a capacidade de gerar texturas 3D a partir de imagens. Agora é possível utilizar qualquer imagem com tons de preto e branco para criar geometria na superfície do seu modelo. Imagens de heightmap em escala de cinza são as preferidas. Através das opções desta ferramenta é possível criar padrões de formas complicadas. É mais uma forma de gerar geometrias complicadas repetidas (ondulações, recartilhados, saliências e etc) de maneira mais rápida para gravar sobre seu modelo. Experimente testar a capacidade deste recurso sobre superfícies planas ou curvas.

 

Vamos demonstrar o passo a passo abaixo.

Modelamos uma esfera. Aplicamos sobre a superfície uma imagem em preto e branco para definir um padrão xadrez, caso seja necessário, inicialmente podemos redimensionar usando os controles de imagem padrão para obter o resultado desejado.

 

Após definir o tamanho desejado, podemos acionar o comando de textura 3D selecionando o corpo na árvore de recursos e pressionando o botão mostrado abaixo.

 

Dentro do comando, é possível definir o nível de refinamento da malha e a distância da textura para compensar a geometria. Use esses controles deslizantes iterativamente para criar a textura 3D:

 

Veja a utilização dos controles no exemplo abaixo:

 

 

 

Após encerrar o comando, o Solidworks cria sobre a superfície a nova geometria como um corpo de malha, para facilitar a visualização e o entendimento dos resultados, alteramos o estilo da visão para sombreado.

 

Fizemos esta apresentação sobre uma superfície esférica por ser mais complexa do que uma superfície plana para mostrar a capacidade desta ferramenta.

 

Obs.: Importante ressaltar que este recurso não altera as propriedades originais do modelo após ser incluído a textura 3D, ou seja, não altera dados sobre: massa, volume, área de superfície e inércia.

 

Visão Geral

 

Modelo

original

   
Aplicar uma aparência de textura    
Criar uma textura 3D usando a aparência texturizada 2D    
Modelo

final

   

 

 

Posts Recentes

  • Utilização de Elementos Sólidos e Elementos de Viga na validação de projetos estruturais
  • Dicas para trabalho com grandes montagens – Parte 4
  • Dicas para trabalho com grandes montagens – Parte 3
  • Dicas para trabalho com grandes montagens – Parte 2
  • Dicas para trabalho com grandes montagens – Parte 1
  • Benefícios do login no SOLIDWORKS
  • Model Mania 2020
  • 5 atalhos no SOLIDWORKS que você deveria conhecer!
  • Como usar as trilhas de seleção no SOLIDWORKS
  • Top 5 recursos do SOLIDWORKS 2020
  • Assine nossa newsletter