DIMENSÕES PROJETADAS E VERDADEIRAS: Qual a diferença?

Neste artigo, conheça os tipos de dimensões do SOLIDWORKS e entenda qual é a diferença entre as DIMENSÕES PROJETADAS e VERDADEIRAS.
Artigo criado por: Cesar Augusthus Pinto

Olá pessoal! Dias atrás, conversei com um jovem colega projetista que está iniciando suas experiências no SOLIDWORKS. Ele me apresentou duas dúvidas sobre dimensões projetadas e verdadeiras, que particularmente, achei muito interessantes e pertinentes.

Por este motivo, resolvi responde-lo através deste artigo, criado também para os seguidores Blog MechWorks. Os dois questionamentos levantados, foram:

“É possível que uma mesma dimensão, medida através dos mesmos pontos de referência, em vistas diferentes, possam apresentar dois valores distintos?”

“Por que um furo pode ser dimensionado quando as dimensões são definidas como projetadas, mas não pode ser dimensionado quando as dimensões são definidas como verdadeiras?”

A resposta para as duas perguntas é exatamente a mesma. Isso acontece porque o SOLIDWORKS possui dois tipos de dimensão com regras diferentes: DIMENSÃO PROJETADA e DIMENSÃO VERDADEIRA.

O tipo de dimensão é definido quando uma vista de desenho é inserida. É possível exibir e alterar o tipo de dimensão no PropertyManager das vistas de desenho.

DIMENSÃO PROJETADA: DIMENSÕES 2D

• O SOLIDWORKS especifica dimensões do tipo PROJETADA para as vistas ortogonais padrão e para as vistas personalizadas;

• O tipo PROJETADA é sempre selecionado por padrão ao criar uma nova vista de desenho;

• As DIMENSÕES PROJETADAS, como o próprio nome diz, é a distância absoluta entre as duas entidades projetadas no plano de desenho;

• As DIMENSÕES PROJETADAS são o tipo de dimensão recomendadas ao detalhar os desenhos;

DIMENSÃO VERDADEIRA: VALORES PRECISOS DO MODELO

• O SOLIDWORKS especifica dimensões do tipo VERDADEIRA para as vistas isométricas, dimétricas e trimétricas;

Portanto, a diferença entre esses tipos de dimensão é que as dimensões verdadeiras são valores precisos do modelo, independentemente da orientação da vista. As dimensões projetadas são dimensões 2D medidas como normais para a vista.

Outra observação interessante para este caso acontece quando uma vista projetada ou auxiliar é criada a partir de outra vista já existente. A nova vista usará sempre as dimensões do tipo PROJETADA, mesmo que, a vista original tenha sido criada usando o tipo VERDADEIRA.

Para deixar a explicação mais clara, o exemplo abaixo contém justamente uma amostra desse comportamento.

Um corte circular (furo) realizado na parede lateral de um cilindro não produzirá uma aresta circular. Nas projeções isométricas enxergamos uma elipse. Entretanto, quando visto lateralmente, a projeção será corretamente circular.

Esta é a razão pela qual uma dimensão de diâmetro pode ser aplicada quando as dimensões são definidas como projetadas.

As dimensões verdadeiras, consideram a geometria real e não apenas como essa geometria é projetada em uma orientação de vista. Uma dimensão verdadeira verá que a geometria não é um círculo, mas uma curva mais complexa que não pode ser dimensionada dessa maneira e não permitirá que a cota seja aplicada dessa forma.

Interessante não é mesmo? Para esclarecer mais dúvidas sobre os recursos do SOLIDWORKS ou receber novas dicas de projeto, entre em contato com o nosso time de especialistas. Estamos esperando por vocês!

COMPARTILHE:
© 2022 MechWorks Tecnologia · Todos os direitos reservados
WhatsApp
Estamos online no Whatsapp. Fale agora com um especialista!
Abrir WhatsApp Mechworks Abrir WhatsApp Mechworks