Para algumas empresas, a implementação de licenças do tipo Network é fundamental para o gerenciamento e plena utilização do SOLIDWORKS e seus suplementos. Porém, também é necessário que as pessoas ou setores tenham acesso as funcionalidades que realmente precisam do SOLIDWORKS. Por exemplo, é necessário garantir que alguns tenham sempre licenças do SOLIDWORKS disponíveis para modelar e desenhar, mas que outros tenham sempre acesso as licenças do SOLIDWORKS Simulation para poder fazer as análises necessárias para validação dos modelos. Esse tipo de gerenciamento vai garantir o uso mais eficiente das capacidades do SOLIDWORKS por setor e impedir que licenças sejam disponibilizadas para setores que não as usarão efetivamente.
Mas como fazer isso? Através de um arquivo chamado ‘option file’ que pode ser lido pelo gerenciador de licenças do SOLIDWORKS, o SolidNetwork License Manager, mais conhecido como SNL. Nesse ponto, lembre-se que esse gerenciador é instalado tanto no cliente quanto no servidor. O arquivo option file deve ser inserido no servidor.
Criando o Option file
O primeiro passo é acessarmos o gerenciador de licenças no servidor. Somente no servidor é possível acessarmos a aba ‘Administração de servidores’. Nessa aba, clique em ‘Modificar’.
Após isso, na próxima janela clique em ‘Ativar/Reativar suas licenças de produtos’.
No próximo passo, marque ‘Opções de arquivo’ e clique em ‘Editar’. Observe que o caminho padrão é preenchido automaticamente. Porém, fique à vontade para selecionar outro caminho onde o option file será armazenado.
O Notepad será aberto automaticamente com uma mensagem perguntando se deseja criar um novo arquivo sw_d.opt. Clique em ‘Sim’.
Agora estamos criando o nosso option file para gerenciar as nossas licenças do SOLIDWORKS e seus suplementos. Com o option file é possível, entre outras coisas permitir ou negar o uso de recursos do SOLIDWORKS, reservar licenças para usuários ou grupos e definir timeouts (tempo máximo que uma licença pode ficar ociosa, retornando ao servidor e ficando disponível para outros usuários quando esse tempo for excedido).
O primeiro passo é identificarmos os usuários ou grupos de usuários e quais licenças eles terão direito a utilizar. Por exemplo, vamos imaginar um grupo de engenheiros que precisam usar o SOLIDWORKS junto com o SOLIDWORKS Simulation. No option file, essa identificação é feita assim:
- Na primeira linha identificamos o grupo ‘Engenharia’ e os componentes desse grupo. Esse nome de usuário é o mesmo de login do Windows. Caso o nome do usuário no Windows tenha espaço, digite o nome entre aspas duplas. Ex.: “Tony Stark”.
- A segunda linha definimos que os nomes dos grupos não são sensíveis ao uso de letras maiúsculas e minúsculas. Se nada for especificado, o valor padrão é OFF.
- A terceira linha reserva 3 licenças do SOLIDWORKS com Simulation Premium para o grupo ‘Engenharia’. Observe que trata-se de uma licença conjunta, ou seja, um único serial para os dois produtos. Se quisermos reservar mais produtos, basta adicionar uma outra linha declarando a reserva. Use os nomes de recursos identificados na lista abaixo no seu option file.
Nomes do produtos e respectivos recursos
- SOLIDWORKS – solidworks
- SOLIDWORKS Professional – swofficepro
- SOLIDWORKS Premium – swofficepremium
- Simulation Standard – cae_cwstd
- Simulation Professional – cae_cwpro
- Simulation Premium – cae_cwadvpro
- Flow Simulation – cae_cosmosfloworkspe
- SOLIDWORKS Composer – swcomposer
- DraftSight Premium – draftsightpremium
Para saber quais nomes de recursos se relacionam com os produtos do SOLIDWORKS que não estejam listados acima entre em contato com o suporte técnico da MechWorks.
Em próximos posts falaremos mais um pouco sobre outras possibilidades de gerenciamento de licenças usando o option file.