Estilos de modelagem: NURBS x Malha

No mundo da modelagem 3D, esses dois tipos de métodos conhecidos são usados nos softwares para formular seus modelos. Apesar de diferentes, no SOLIDWORKS são complementares em diversas etapas. Neste artigo, damos uma olhada em como cada um funciona.
Artigo criado por: Douglas Lopes

No mundo da modelagem 3D, esses dois tipos de métodos conhecidos são usados nos softwares para formular seus modelos. A maneira mais simples de descrever a diferença entre malhas de polígonos e modelos NURBS é compará-los com gráficos de computador 2D, onde os gráficos no computador existem como gráficos de pixel ou gráficos vetoriais. Em um gráfico de pixel, a imagem consiste em muitos pixels. Cada pixel tem uma cor específica. Se você ampliar o gráfico no computador e imprimi-lo em uma folha grande de papel, a imagem ficará borrada. Isso ocorre porque os pixels quadrados individuais foram ampliados, mas não o número total de pixels. Não há pixels em um gráfico vetorial; existem apenas alguns pontos conectados por curvas. Essas curvas são recalculadas cada vez que o gráfico é redimensionado. Assim, um gráfico vetorial pode ser ampliado conforme desejado, e uma impressão sempre será nítida.

Malha Poligonal

A Modelagem de Polígono cria um objeto 3D de forma não paramétrica. É o método preferido de escolha para impressão STL (3D). Ao conectar pontos no espaço você produz arestas em uma superfície 2D, então você pode combinar e mover as referidas superfícies para formar uma casca. Portanto, não é tão preciso quanto o NURBS, porque não calcula a média da curva entre os pontos. Em vez disso, usa polígonos - triângulos ou quadriláteros - para fabricar a aproximação de uma aresta suave. Isso torna a Modelagem de Polígonos fácil de manipular, fácil de trabalhar em subdivisões e fácil de anexar, apesar de usualmente a manipulação poligonal ser feita de forma destrutiva, ou seja, a alteração no modelo não é facilmente reversível. A suavidade do objeto é alcançada aumentando o número de polígonos para obter detalhes completos e controle de nível de densidade em um modelo. No entanto, esse controle afetará o tamanho do arquivo. Portanto, observe a si mesmo ao converter NURBS em Modelagem de Polígonos, quando você definir a resolução, isso afetará o número de polígonos, o que resultará no tamanho final do arquivo. Outros formatos de arquivo incluem FBX e OBJ. Através deste link você encontra maiores informações sobre definições de importação e exportação no SOLIDWORKS e obter o melhor proveito nestas ações.

NURBS

Non Uniform Rational Basis Spline, também conhecida como NURBS, gera geometria precisa com a superfície mais suave. Essas geometrias são definidas parametricamente por pontos de controle que resultam em curvas complexas para formar superfícies ao seu redor. Para ajustar as superfícies, você manipula os pontos de controle e usualmente de forma não destrutiva.

Muitas digitalizações 3D produzirão modelos usando NURBS para criar uma réplica exata. Portanto, este método é ideal para programas baseados em CAD porque é mais preciso, ocupa menos espaço de dados e é mais fácil de traduzir em diferentes programas. Como o NURBS consiste em várias pequenas superfícies curvas, pode ser difícil conectar todos juntos. Para ligá-los, deve-se definir como eles estão conectados, ajustando a continuidade da geometria. Os três níveis são G0—Posicional, G1—Tangencial e G2—Curvatura. Algumas superfícies geométricas complexas podem não estar perfeitamente unidas e isso resulta em uma costura visível. É extremamente importante que você inspecione cuidadosamente seu modelo, especialmente ao exportar como uma malha de polígonos para gerar um arquivo STL para impressão 3D. Este meio requer geometria completamente fechada.

O 3DSculptor, função do 3DEXPERIENCE Works, trabalha entre essas duas formas de modelagem. Através de aplicativos inclusos nele como o xShape de modelagem por Sub-D você pode, entre diversas possibilidades, converter automaticamente superfícies de subdivisão em geometria NURBS e integrá-la em outros aplicativos da plataforma como o xDesign ou SOLIDWORKS Connected.

Aqui você encontra maiores detalhes sobre o 3DEXPERIENCE Works. Utilizando esta incrível plataforma você poderá usufruir o melhor dos dois mundos.

Gostaria de saber mais sobre as capacidades da plataforma 3DEXPERIENCE conectado ao SOLIDWORKS? Entre em contato com nossos especialistas técnicos. Vamos ter o prazer de ajudar você a superar seus desafios.

COMPARTILHE:
© 2022 MechWorks Tecnologia · Todos os direitos reservados
WhatsApp
Estamos online no Whatsapp. Fale agora com um especialista!
Abrir WhatsApp Mechworks Abrir WhatsApp Mechworks