Versões e revisões no SOLIDWORKS PDM

O que é o histórico de versões e revisões que o SOLIDWORKS PDM coleta para cada arquivo salvo no vault? Saiba os detalhes nesse post.
Artigo criado por: Hugo Costa

A ideia deste artigo, é trazermos o que é o histórico de versões e revisões que o SOLIDWORKS PDM coleta para cada arquivo salvo no vault. Um dos recursos mais incríveis do SOLIDWORKS PDM é sua capacidade de obter informações sobre todos os eventos que ocorrem na vida de um arquivo no vault.

Até mesmo atividades como alterar os arquivos no de fluxo de trabalho e renomear arquivos são capturadas, mas aqui focaremos em eventos que alteram o conteúdo de um arquivo, como modificar o próprio arquivo ou alterar uma variável de cartão de dados.

Existem dois tipos de histórico de alterações de documentos capturadas no SOLIDWORKS PDM: Histórico de versões e Histórico de revisões. Ambos são importantes, mas funcionam de maneiras diferentes.

Histórico de versões

Uma nova versão de um documento é adicionada ao Histórico de versões sempre que o documento é retirado (check-out), alterado e devolvido(check-in). No check-in, o documento alterado é copiado para o arquivo do vault do PDM e recebe um novo número de versão.

O histórico de versões é mantido automaticamente pelo servidor PDM, e as versões são sempre nomeadas com números simples; a primeira versão é 1, a segunda é 2 e assim adiante. O usuário tem permissão para adicionar um comentário ao fazer check-in do arquivo, o comentário faz parte do histórico do arquivo e pode ajudar a identificar o que foi alterado e o porquê. Esse recurso é muito útil caso você precise herdar um projeto que foi iniciado por outro usuário ou para empresas que precisam manter um padrão.

Histórico de Revisão

O histórico é bem diferente quando se trata de histórico de versão. Uma 'Revisão' é uma instância de um documento que foi gerado por meio do processo de tomada de decisão de alteração de um arquivo que já está aprovado, mas surgiu uma necessidade de uma alteração. Como não é automático, a revisão só é criada pela ação consciente de um usuário designado (gestores, coordenadores etc).

As revisões são indicadas por um Esquema de Revisão, que é configurado pelo Administrador do PDM, de acordo com as políticas da sua empresa. O Esquemas de revisão podem ser alfabéticos (A, B, C, etc.), Numérico (01, 02, 03, etc.), ou uma combinação dos dois (A.1, A.2, B.1, etc.), que normalmente é usado quando revisões principais e secundárias estão sendo rastreadas.

Visualizando o Histórico do Documento

A versão e o histórico de revisões de um arquivo podem ser facilmente visualizados no Windows Explorer, abrindo o menu Ações e passando o mouse sobre obter versão. Isso irá mostrar o menu suspenso que lista todas as versões armazenadas para o arquivo, bem como quaisquer nomenclaturas de revisão criada.

Visualizando o histórico do documento no SOLIDWORKS PDM

O histórico de versões é mantido automaticamente pelo SOLIDWORKS PDM, o histórico de revisões é criado quando o arquivo se move pelo fluxo de trabalho de acordo com o processo de revisão e aprovação da sua empresa.

Gostaria de saber mais detalhes sobre o SOLIDWORKS PDM e outras soluções para o domínio de governança? Entre em contato conosco e vamos ter o prazer de o guiar nessa jornada de incríveis descobertas.

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