Você sabe executar uma análise de flambagem?

Preparamos esse post e um vídeo para apresentar e te mostrar como executar uma análise de flambagem disponível no SOLIDWORKS Simulation.
Artigo criado por: Pedro Doyle

Uma estrutura pode falhar por diversos motivos, sendo que as mais comuns são: falha por escoamento e falha por fadiga. Entretanto, existem cenários que precisamos prever que são de extrema importância para uma estrutura, como ressonância e instabilidade estrutural, ou como você preferir, a análise flambagem!

Nas postagens anteriores falamos sobre fenômenos de ressonância e a importância de calcularmos as frequências naturais de uma estrutura. Hoje preparamos esse post e um vídeo para apresentar o recurso de flambagem disponível no SOLIDWORKS Simulation Professional.

A flambagem será causada quando uma estrutura, geralmente esbelta, sofre um carregamento de compressão maior que a carga crítica. Dessa forma, a estrutura sob compressão sofre uma flexão, mesmo que o material não escoe!

Por esse motivo, o estudo de flambagem é um dos mais importantes. Estamos acostumados a calcular a resistência de uma estrutura levando em consideração tensão de escoamento do material ou até mesmo os deslocamentos excessivos, mas nos esquecemos da flambagem linear, sendo essa umas das diversas falhas estruturais que vemos no mundo da Engenharia.

Como interpretar os resultados da análise?

O SOLIDWORKS Simulation irá calcular, para cada módulo de flambagem, o fator de segurança de flambagem. Isso indicará ao usuário se a carga aplicada alcançou, ou não, a carga crítica de flambagem, ou seja, a intensidade de força que causa a instabilidade estrutural.

Na tabela abaixo, você confere como interpretar o fator de segurança de flambagem do SOLIDWORKS.

Fator de segurança (CFS) Status da flambagem Observação
1 < CFS Flambagem não prevista As cargas aplicadas são inferiores às cargas críticas estimadas. Flambagem não é esperada.
0 < CFS < 1 Flambagem prevista As cargas aplicadas são superiores às cargas críticas estimadas. Flambagem esperada.
CFS = 1 Flambagem prevista As cargas aplicadas são exatamente iguais às cargas críticas estimadas. Flambagem esperada.
CFS = -1 Flambagem não prevista A flambagem ocorre quando as direções das cargas aplicadas são todas invertidas. Por exemplo, se uma barra está sob uma carga de tração, o CFS deve ser negativo. A barra nunca sofrerá flambagem.
-1 < CFS < 0 Flambagem não prevista Flambagem prevista se todas as cargas forem revertidas.
CFS < -1 Flambagem não prevista Flambagem não prevista mesmo se todas as cargas forem revertidas.

Como analisar uma análise de flambagem no SOLIDWORKS?

Preparamos um vídeo para ensinar a vocês como realizar uma análise de flambagem linear dentro do SOLIDWORKS SIMULATION. Dessa forma, vamos mostrar como você pode usar o SOLIDWORKS SIMULATION para interpretar os resultados de flambagem em uma estrutura grande e complexa!

É só dar play no vídeo abaixo e conferir:



Mas não fique pensando que paramos por aí! Toda semana vamos preparar vídeos novos para você ir aprimorando ainda mais os seus conhecimentos na ferramenta. Serão conteúdos referentes à flambagem, análise térmica, estudo de projeto de vaso de pressão e teste de queda que irão compor uma playlist no nosso canal do YouTube. Aproveita e já se inscreve para ficar por dentro dos nossos conteúdos!

O objetivo aqui é ensinar você a realizar simulações mais avançadas e tirar proveito do software para desenvolver seus projetos com ainda mais confiança usando metodologia computacional de elementos finitos. Tudo isso em vídeos simples e curtos!

Gostaria de saber mais sobre as capacidades do SOLIDWORKS Simulation e como ele pode auxiliar no desenvolvimento de seus produtos? Entre em contato com nossos especialistas técnicos pelo e-mail contato@mechworks.com.br. Vamos ter o prazer de ajudar você a superar seus desafios!

COMPARTILHE:
Políticas de privacidade
WhatsApp
Estamos online no Whatsapp. Fale agora com um especialista!
Abrir WhatsApp Mechworks Abrir WhatsApp Mechworks