Conectar e Colaborar: Melhores práticas para obter alto desempenho

Empresas de alto desempenho entendem que o seu sucesso está diretamente ligado aos seus funcionários e os conectam com outras pessoas em uma rede de valores para juntas trabalharem por um objetivo comum
Artigo criado por: Cesar Augusthus Pinto

Grandes conquistas ​​geralmente são frutos da união de diferentes conhecimentos e diferentes pessoas trabalhando em grupo por um objetivo comum. Na Indústria e na Engenharia nós podemos chamar isso de Colaboração.

Dois ótimos exemplos de colaboração que obtiveram muito sucesso e foram muito importantes para a nossa sociedade são acontecimentos históricos:

  • Para colocar o primeiro homem na lua, mais de 400.000 pessoas trabalharam juntas
  • Para construir o Grande Colisor de Hádrons (maior acelerador de partículas do mundo), mais de 10.000 cientistas e centenas de universidades uniram esforços ao longo de uma década

Atualmente, nos mais avançados ecossistemas de negócios, o tempo dedicado para atividades colaborativas tem crescido continuamente. Entretanto este comportamento já podia ser notado em evolução há algumas décadas.

Na década de 1960, a Harvard Business Review relatou que os gerentes gastavam 3,7 horas por semana em reuniões. Na década de 1970, esse número dobrou e no final da década de 1990, um gerente gastava entre 25% a 80% do seu tempo em reuniões. Nos dias atuais, estes números vão ainda mais além.

Porém, devemos nos perguntar: Este tempo está sendo bem utilizado? As pessoas certas estão sendo envolvidas? Como integrar, estimular e colaborar? Como compartilhar informações e experiências?

As respostas para estas perguntas provavelmente serão o elo e os principais aspectos que diferenciarão uma empresa de alto desempenho para uma empresa de baixo desempenho.

Empresas de alto desempenho, entendem que seu sucesso está diretamente ligado à capacidade dos funcionários de se conectar com outras pessoas e trabalharem juntos para atingir um objetivo comum.

PRÁTICA 1 - FORNECER TEMPO E ESPAÇOS DE TRABALHO PROJETADOS PARA COLABORAÇÃO

Os estudos do Institute for Corporate Productivity mostram que organizações de alto desempenho são mais propensas a fornecer espaços de trabalho projetados para incentivar e facilitar a colaboração em projetos.

A ideia por trás desta prática é colocar pessoas de diferentes funções, lado a lado. O resultado pretendido é que exista neste ambiente, compartilhamento de conhecimentos e construção de relacionamentos.

Neste momento, é bem provável que vocês me façam algumas perguntas do tipo:

“E se circunstâncias como a atual pandemia, dificultem a reunião de pessoas no mesmo espaço físico? Ou ainda, e se os altos custos da reforma de um escritório, dificultem a criação de um espaço colaborativo?”

Devemos concordar que estas indagações são realmente pertinentes, mas a solução para este problema já existe e já foi apresentada aqui no blog, me refiro à 3DEXPERIENCE.

A pesquisa da I4CP descobriu que as organizações de alto desempenho trabalham com plataformas de tecnologia que conectam os funcionários e permitem uma melhor colaboração. A Plataforma 3DEXPERIENCE fornece uma gama de recursos colaborativos que fazem grande diferença na hora de atingir estes objetivos.

Uma plataforma colaborativa facilita e permite maior flexibilidade. É possível criar um número infinito de espaços digitais e o custo de configuração e manutenção é inexistente. Uma plataforma de colaboração também pode conectar instantaneamente os funcionários, mesmo se eles estiverem em localizações geográficas diferentes.

De certa forma, A 3DEXPERIENCE permite a colaboração ao longo do tempo, sem a necessidade de ter todos os colaboradores disponíveis ao mesmo tempo. É claro que a colaboração online nunca fornece o mesmo nível de intimidade do que estar na mesma sala ou escritório com seus colegas, mas com as tecnologias da 3DEXPERIENCE, a lacuna presencial fica cada vez menor.

PRÁTICA 2 – GRUPOS FORMADOS COM BASE NA EXPERIÊNCIA

Os estudos do Institute for Corporate Productivity também mostram que as organizações de alto desempenho garantem que os times sejam sempre formados com base nas atuais necessidades e objetivos do negócio. Para explicar essa situação, vamos a um exemplo:

Imagine que você é o líder de um novo e importante projeto e precisa recrutar uma equipe de cinco pessoas que possuam combinação de diferentes conhecimentos. Você provavelmente incluiria neste time algumas pessoas de sua equipe anterior e talvez convidasse alguns indivíduos com base em recomendações.

Mas, e se você pudesse procurar as habilidades e conhecimentos desejados em toda a organização, identificando e selecionando instantaneamente as pessoas certas que oferecem o melhor conhecimento e a experiência mais profunda? E se você pudesse explorar a contribuição dessas pessoas para projetos anteriores? Se isso for possível, você será capaz de formar a melhor equipe com a experiência necessária e totalmente alinhada com as necessidades e objetivos do negócio.

A 3DEXPERIENCE permite que as pessoas construam perfis semelhantes ao que encontramos no LinkedIn, informando suas habilidades, experiência, interesses, etc. A Plataforma 3DEXPERIENCE funciona como um sistema de registro, mantendo seguro o conhecimento técnico das organizações. Logo, é possível analisar contribuições individuais para grupos de interesses, comunidades ou projetos anteriores. A Plataforma também permite que pessoas que residam do outro lado do mundo se conectem diretamente, criando uma colaboração altamente fluida e rica.

Com a 3DEXPERIENCE é possível envolver todos os interessados ​​em um espaço digital e compartilhar tudo o que há para saber sobre um projeto: metas, apresentações de negócios, boletins técnicos, modelos, resultados financeiros, lista de fornecedores, etc.

O resultado disso: Um grupo de pessoas com os melhores conhecimentos disponíveis estão colaborando em um ciclo contínuo e totalmente engajados por meio de uma plataforma de colaboração que garante total transparência e precisão para todas as partes interessadas.

Legal! Então hoje, eu apresentei para vocês as duas primeiras práticas que foram estudadas pelo Institute for Corporate Productivity e que são utilizadas por empresas de alto desempenho. Para escrever esse artigo eu me baseei no texto “Connecting and Collaborating” produzido pelo Diretor de Marketing da Dassault Systèmes, Pierre Leroux e no estudo “How to Avoid Collaborative Overload” produzido pelo Institute for Corporate Productivity. No meu próximo artigo, finalizaremos a reflexão com as outras duas práticas: Liberdade para transformar e Funções que orientam a Colaboração.

Para saber um pouco mais sobre como estas e outras de nossas soluções podem ajudar a sua empresa a crescer, ganhar produtividade, inovar e ser competitiva, entre em contato com nossos especialistas para uma conversa. Estamos esperando por vocês!

COMPARTILHE:
© 2021 MechWorks Tecnologia · Todos os direitos reservados
WhatsApp
Estamos online no Whatsapp. Fale agora com um especialista!
Abrir WhatsApp Mechworks Abrir WhatsApp Mechworks