Importantes mudanças na distribuição do Microsoft SQL

O SOLIDWORKS PDM, SOLIDWORKS Manage e SOLIDWORKS Electrical na versão 2022 não serão mais compatíveis com o Microsoft SQL Server 2014
Artigo criado por: Cesar Augusthus Pinto

Olá pessoal! Nas últimas semanas aconteceu o lançamento da versão Beta do SOLIDWORKS 2022. Nossas primeiras impressões mostram que esta versão chega repleta de novidades e mudanças importantes para o mundo CAD. Por isso, não deixem de acompanhar o nosso Blog MechWorks para estar atualizado sobre o que vem por aí.

A cada nova versão lançada, é muito importante verificar os requisitos de sistema indicados pelo fornecedor. Essas informações servem para garantir que estejamos trabalhando com um sistema otimizado de hardware, com um sistema operacional adequado e com os produtos da Microsoft compatíveis com o SOLIDWORKS.

E é justamente nestes requisitos, que são introduzidas mudanças importantes nas novas versões SOLIDWORKS PDM, SOLIDWORKS Manage e SOLIDWORKS Electrical 2022, pois estes softwares dependem de bancos de dados hospedados pelo Microsoft SQL Server para operar.  

Abaixo, preparei para vocês algumas explicações sobre as primeiras ou principais dúvidas que podem surgir sobre esse tema:

O QUE ESTÁ MUDANDO?

Os softwares SOLIDWORKS PDM, SOLIDWORKS Manage e SOLIDWORKS Electrical na versão 2022 não serão mais compatíveis com o Microsoft SQL Server 2014.

Em abril de 2020, as compras de licenças do SOLIDWORKS PDM, SOLIDWORKS Manage e SOLIDWORKS Electrical, também deixaram definitivamente de incluir em seus pacotes as licenças do Microsoft SQL Server.

Desde então, todas as vendas destes produtos começaram a exigir que os clientes adquirissem licenças do MS-SQL Server separadamente por meio de um revendedor Microsoft.

COMO ERA ANTES?

Anteriormente, os clientes que adquiriam licenças do SOLIDWORKS PDM, SOLIDWORKS Manage ou SOLIDWORKS Electrical, tinham incluídas em suas compras uma licença de Servidor do Microsoft SQL Server Standard 2014, assim como licenças de execução de acesso para Clientes do Microsoft SQL Server Standard 2014.

As licenças individuais do SOLIDWORKS PDM Professional ou SOLIDWORKS Manage recebiam o modelo de licença Server + CAL. Já as licenças PSL (Licenças Universais), recebiam o modelo baseado em Core (núcleos).

QUAL É O IMPACTO DESSA MUDANÇA?

Todas as licenças do Microsoft SQL Server 2014 que foram fornecidas junto com o SOLIDWORKS PDM, Manage e Electrical até abril de 2020 são perpétuas e poderão continuar sendo utilizadas sem limite de tempo.

No entanto, a última versão do SOLIDWORKS PDM, Manage e Electrical que será compatível com o MS-SQL Standard 2014 serão as versões 2021 SP5. Todas as versões 2022 não serão mais compatíveis com o MS-SQL Standard 2014.

Isso significa que para utilizar as versões 2022 destes produtos, será necessário adquirir uma licença do MS-SQL Server 2016, 2019 ou mais recente por meio de um revendedor Microsoft.

POR QUANTO TEMPO PODERÁ CONTINUAR SENDO UTILIZADO O MS-SQL STANDARD 2014?

As licenças do Microsoft SQL Standard 2014 que foram incluídas com os produtos SOLIDWORKS são perpétuas e poderão ser utilizadas pelo tempo que for necessário. Lembrando que, os SOLIDWORKS PDM, Manage e Electrical 2021 SP5 serão as últimas versões compatíveis com esse SQL.

A partir das versões 2022 será necessário adquirir novas licenças MS-SQL e o software de servidor deverá ser atualizado para uma versão compatível (Microsoft SQL Server 2016, 2019 ou mais recente).

É POSSÍVEL ATUALIZAR O MS-SQL STANDARD 2014 PARA UMA VERSÃO MAIS RECENTE?

Não, as licenças do MS-SQL Standard 2014 que foram fornecidas junto com os produtos SOLIDWORKS não podem ser atualizadas para uma versão mais recente.

Isso acontece porque estas licenças eram de uso exclusivo para os produtos SOLIDWORKS e não continham em seus pacotes o Microsoft Software Assurance que é a ferramenta que pode promover as atualizações do SQL.

Também não será possível adquirir o Microsoft Software Assurance separadamente para atualizar as antigas licenças MS-SQL Standard 2014.

Entretanto, quando as novas licenças para o Microsoft SQL Server forem adquiridas, os clientes receberão o Suporte do SQL Server e poderão atualizar o MS-SQL Server atual.

É POSSÍVEL UTILIZAR AS LICENÇAS MS-SQL STANDARD 2014 PARA OUTRAS ATIVIDADES, SOFTWARES OU APLICAÇÕES?

Não, não será possível utilizar estas antigas licenças MS-SQL Standard 2014 em outras aplicações, atividades ou softwares. Estas licenças são de uso exclusivo para os produtos SOLIDWORKS.

Nenhum outro aplicativo pode ser hospedado na licença do Servidor e as CALs não podem ser usadas para autorizar clientes a se conectarem em outros servidores SQL que hospedem outros aplicativos. Estas licenças também não podem ser usadas para servidores em nuvem pública.

O SOLIDWORKS PDM STANDARD FOI AFETADO COM ESSA MUDANÇA?

Não, o SOLIDWORKS PDM Standard não foi afetado por essa alteração. O PDM Standard é executado com o Microsoft SQL Server Express que é um produto gratuito para uso comercial de nível básico e pode ser atualizado a qualquer momento.

AS RENOVAÇÕES DE ASSINATURAS DOS PRODUTOS SOLIDWORKS SÃO AFETADAS COM ESSA MUDANÇA?

Não, as assinaturas dos produtos SOLIDWORKS adquiridos através das revendas seguem inalteradas.

RESUMINDO, O QUE DEVE SER FEITO?

Os clientes que adquirirem o SOLIDWORKS PDM, SOLIDWORKS Manage ou SOLIDWORKS Electrical a partir de agora, precisarão também adquirir uma licença MS-SQL Server separadamente por meio de um revendedor Microsoft.

Os clientes que atualmente trabalham com o Microsoft SQL Server 2014 precisarão migrar para as versões MS-SQL Server 2016 ou MS-SQL Server 2019 ou mais recente para poder utilizar as versões 2022 dos produtos SOLIDWORKS.

Neste artigo, nosso foco foi atingir as primeiras e principais dúvidas que os usuários podem ter em relação a esta mudança que está para acontecer. Voltaremos a escrever sobre este tema nas próximas semanas para falar sobre os diferentes licenciamentos disponíveis para aquisição do Microsoft SQL Server.

Porém quando o assunto é SQL outros aspectos também estarão envolvidos. Portanto, se você deseja saber mais sobre essa mudança no licenciamento do SQL ou se possui outras dúvidas, entre em contato com o nosso departamento técnico para uma conversa. Estamos esperando por vocês!

COMPARTILHE:
© 2022 MechWorks Tecnologia · Todos os direitos reservados
WhatsApp
Estamos online no Whatsapp. Fale agora com um especialista!
Abrir WhatsApp Mechworks Abrir WhatsApp Mechworks