Tome decisões de projeto baseadas em validação virtual

Como a validação virtual pode auxiliar você a projetar um equipamento e tomar decisões assertivas quanto ao rumo do seu projeto? Saiba mais nesse artigo.
Artigo criado por: Durval Nascimento

Desde a década passada, ouviu-se falar sobre a revolução industrial 4.0, ou seja, a transformação digital da indústria. Dessa forma, as empresas vêm transformando seus processos de fabricação e a maneira de projetar seus equipamentos. Essa virtualização tem como objetivo: agilizar os processos fabris para que o produto chegue no cliente final de forma ágil e com qualidade superior a que se tinha antigamente. Isso demonstra a importância do uso de ferramentas computacionais CAE para auxiliar os projetistas a validar virtualmente o produto. Mas como o SOLIDWORKS está inserido nesse cenário? Quais recursos que o SOLIDWORKS pode oferecer à indústria para auxiliar a agilizar o projeto de produto?

Para você leitor que nunca ouviu falar em CAE, vamos começar do básico. Ferramentas CAE (Computer Aided Engineering) são aquelas cuja sua função é auxiliar projetistas, analistas e engenheiros a tomar decisões. Prever cenários, verificar se o projeto vai funcionar, verificar se o componente irá resistir a certos esforços. Isto é, o que uma ferramenta CAE faz é auxiliar você a tomar a decisão se aquilo que você imaginou funcionará na prática. A grande vantagem é que essas ferramentas são utilizadas durante à fase de projeto do produto, ou seja, não precisamos fabricar o componente para ver se ele funciona. Qual a vantagem disso? Segurança para o engenheiro e menor tempo de lançamento do produto!

O SOLIDWORKS possui uma série de ferramentas CAE: SOLIDWORKS SIMULATION (responsável por análises estruturais), SOLIDWORKS FLOW SIMULATION (responsável por análise de fluidos) e SOLIDWORKS MOTION (responsável por análise de corpo rígido/movimento).

Nesse post, discutiremos como o SOLIDWORKS SIMULATION e o SOLIDWORKS MOTION podem ser aplicados numa garra sucateira e quais recursos disponíveis podem ser utilizados durante as análises para que você conheça o potencial do SOLIDWORKS e consiga aplicar na prática do seu projeto.

Uma garra sucateira é composta, basicamente, por chapas metálicas soldadas, pistões e pinos. Para a modelagem da chapa metálica, por exemplo, o SOLIDWORKS SIMULATION utiliza malha de casca, dessa forma, o projetista consegue definir uma espessura para as chapas para testar condições estruturais.

A premissa de projeto é verificar se uma chapa de ½” é necessária para suportar os esforços ou posso utilizar uma chapa de ¼”. Rapidamente, os projetistas conseguem alterar essa condição no recurso “DEFINIÇÃO DE CASCA”. Essa pergunta é simples, mas tem um viés importantíssimo, uma vez que hoje estamos cada vez mais preocupados com o custo final do produto. Precisamos cada vez mais apresentar produtos competitivos para o mercado.

Além disso, modelar os pinos é um dos passos importantes para uma modelagem fiel da estrutura. Uma vez que esses componentes são modelados, de forma virtual, eles podem ser validados dentro do SOLIDWORKS SIMULATION. Em outras palavras, o SOLIDWORKS SIMULATION fornece recursos para que você projetista modele pinos de forma virtual e consiga verificar se o diâmetro daquele pino, está adequado para a situação.

Esses dois passos são essenciais para que você consiga executar as análises estruturais e obter a distribuição das tensões e responder as perguntas feitas acima.

Outra passo importante que o SOLIDWORKS pode auxiliar na condução do projeto da garra sucateira é a análise de movimento. Como já comentado anteriormente, o SOLIDWORKS MOTION tem a capacidade de realizar o movimento de mecanismos. Em outras palavras, ele consegue extrair informações pertinentes para a seleção adequada do atuador linear, ou seja, qual a força necessária para movimentar a garra? De forma oposta, qual a velocidade da garra quando o pistão exerce uma força com certa magnitude? Essa força é suficiente para gerar o movimento da garra?

Essas são perguntas pertinentes que aparecem ao longo do planejamento e execução de um projeto. O SOLIDWORKS MOTION dá as respostas necessárias para que o projetista possa tomar a decisão certa e seguir o seu projeto para o lançamento do produto final em um curto prazo e com segurança.

Gostaria de saber mais detalhes sobre as soluções do SOLIDWORKS para o domínio de engenharia e simulação? Entre em contato conosco e vamos ter o prazer de o guiar nessa jornada de incríveis descobertas.

O desenho da garra sucateira utilizado nesse post bem como os parâmetros usados para análise são meramente ilustrativos e não correspondem a nenhum caso real.

COMPARTILHE:
© 2022 MechWorks Tecnologia · Todos os direitos reservados
WhatsApp
Estamos online no Whatsapp. Fale agora com um especialista!
Abrir WhatsApp Mechworks Abrir WhatsApp Mechworks