Dicas para trabalho com grandes montagens – Parte 1

Conheça métodos de abertura de grandes montagens que facilitam o seu dia à dia e o tornam mais produtivo!
Artigo criado por: Mechworks

O SOLIDWORKS possui capacidades para beneficiar inteiramente usuários que trabalham com montagens. Se você quer ser mais produtivo ao modelar suas montagens no SOLIDWORKS, esse artigo vai ajudar você a conhecer as técnicas certas para lidar com grandes montagens.

De antemão, é bom sabermos que a eficiência de um projeto que envolva grandes montagens também envolve boas técnicas de modelagem dos componentes da montagem, utilização de recursos que tornam o componente ou submontagem mais leve e, o mais importante, métodos de abertura de montagens apropriados. Nesse post, vamos nos concentrar em apresentar esses métodos de abertura de montagem.

Mas onde podemos definir que método vamos usar ao abrir uma montagem e quais sãos as diferenças entre eles?

Método de abertura de montagens

Os métodos de abertura de montagem podem ser acessados na janela de abertura de arquivos do SOLIDWORKS e também na janela de arquivos recentes.

Temos três métodos de abertura de montagens: Resolvido, Peso Leve e Revisão de Grande Projeto.

Em termos de desempenho computacional, o modo resolvido é o que demanda mais esforço e por isso é o que faz com que a montagem leve mais tempo para ser aberta enquanto o Peso e a Revisão de Grande Projeto otimizam enormemente o tempo de abertura.

Somente para compararmos. A montagem abaixo possui 7577 componentes. O computador usado para abrir esse montagem possui as seguintes configurações: Intel I7-9700KF 3.60GHz, 32GB RAM e HD de 3TB.

Modo de abertura Tempo
Resolvido 7min34s
Peso Leve 2min39s
Revisão de Grandes Projetos 17s

Isso mesmo: 17 segundos para poder abrir uma montagem com 7577 componentes em Revisão de Grande Projeto!

Mas quais são as principais características de cada modo de abertura?

modo resolvido é o modo em que costumamos trabalhar com montagens no SOLIDWORKS. Nesse modo, todos os dados do modelo são carregados na memória e por isso, podemos expandir a árvore de projeto de uma montagem e ver cada recurso que foi utilizado para criar cada componente. Inclusive, é por isso que esse método de abertura é o que demanda mais esforço computacional.

Peso Leve abre apenas um subconjunto de dados do modelo na memória. Todos os outros dados são carregados apenas quando necessário. Esse método de abertura de montagem não exibe os recursos de cada componente da montagem e indica apenas os componentes que a compõem. Isso não quer dizer que não podemos carregar essas informações quando desejarmos para, por exemplo, fazer alterações em um componente no contexto de uma montagem. Isso pode ser feito por resolver esse componente, ou carregar suas informações, temporariamente. Depois de fazer as alterações, esse componente pode novamente ser definido como Peso Leve.

Revisão de Grande Projeto abre rapidamente montagens muito grandes, mantendo recursos úteis para a condução de revisões de projetos. Além disso, é possível fazermos algumas edições na montagem como: inserirmos ou excluirmos componentes, mudar configuração de componentes, posicionar, criar padrões lineares e circulares, criar vistas de seção, entre outras coisas.

Esse post faz parte de uma série que escreveremos para descrever com mais detalhes como podemos usar esses métodos de abertura e outras técnicas para nos ajudar ao trabalharmos com grandes montagens!

COMPARTILHE:
Políticas de privacidade
WhatsApp
Estamos online no Whatsapp. Fale agora com um especialista!
Abrir WhatsApp Mechworks Abrir WhatsApp Mechworks