Engenharia reversa no SOLIDWORKS

Quando precisamos transformar uma peça ou montagem em um modelo 3D para alterações, simulações ou construir uma réplica, se não temos um projeto do "As Built", muitas vezes podemos ter uma dor de cabeça. Mas ao invés de tomar um medicamento, uma alternativa é o SOLIDWORKS aliado a um Scanner 3D.
Artigo criado por: Mechworks

Quando precisamos transformar uma peça ou montagem em um modelo 3D para alterações, simulações, ou ainda, para construir uma réplica, se não temos um projeto "As Built", muitas vezes podemos ter uma dor de cabeça. Ao invés de tomar um medicamento, uma alternativa é o SOLIDWORKS aliado a um Scanner 3D.

Quando vamos utilizar o SOLIDWORKS para transformar um escaneamento 3D em um modelo sólido complexo, a primeira coisa que precisamos é uma malha de qualidade. Existem parceiros da SOLIDWORKS que são capazes de produzir estas malhas de alta qualidade com uso de Scanners 3D.

O SOLIDWORKS possui capacidade de decimação de malha, ideal para tratar as malhas de alta qualidade geradas por estes Scanners 3D próprios para peças de engenharia mecânica.

Além disso, o SOLIDWORKS também possui capacidades de edição direta dos formatos de malha BREP, como STL. Novas ferramentas como Filete, Chanfro, Aparar mutuamente, Costurar superfícies, Excluir furo, Excluir e preencher, tornam o processo de modelagem a partir de uma malha gerada por Scanner muito mais simples e eficiente.

Novos recursos para modelagem de malhas

Um outro problema que costumamos ter quando lidamos com arquivos que vieram de um escaneamento 3D são pequenas falhas na malha. Com o recurso "Remover todas as faces com falha", o SOLIDWORKS criará uma superfície de deslocamento com espaços causados pela remoção das faces com falha. Você pode reparar os espaços ajustando manualmente as compensações das faces com falha e adicionando-as de volta individualmente à superfície de deslocamento.

https://www.youtube.com/watch?v=ZjwVoS2v0-I

Todas essas funções tornam o processo de engenharia reversa tão fácil quanto modelar uma peça normalmente no SOLIDWORKS. E se você precisar de alguma ajuda, não deixe de entrar em contato conosco. Nosso time de especialistas técnicos terá prazer em lhe ajudar com as suas demandas.

COMPARTILHE:
© 2022 MechWorks Tecnologia · Todos os direitos reservados
WhatsApp
Estamos online no Whatsapp. Fale agora com um especialista!
Abrir WhatsApp Mechworks Abrir WhatsApp Mechworks