Quando falamos sobre desempenho dos projetos CAD 3D criados no SOLIDWORKS, é interessante saber que as versões mais recentes do SOLIDWORKS utilizam uma nova arquitetura de gráficos para peças, montagens e desenhos. Essa nova estrutura é chamada Desempenho Aprimorado de Gráficos e foi desenvolvida em conjunto com a NVIDIA para melhorar e otimizar a performance do SOLIDWORKS.
Essa estrutura aproveita a moderna tecnologia OpenGL (4.5) das placas de vídeo, e a renderização acelerada por hardware, para manter um alto nível de detalhe e taxa de quadros quando o usuário expande, usa zoom ou gira modelos grandes. Essas melhorias de desempenho são dimensionadas e ficam disponíveis para as placas gráficas que estão testadas e homologadas com cada respectiva versão do SOLIDWORKS.
Trabalhando de outra forma, algumas ferramentas do SOLIDWORKS fazem uso da tecnologia multi-thread e partilham a carga de trabalho entre os vários núcleos do processador (quando existentes).
Estes são os casos do PhotoView360 e SOLIDWORKS Simulation que não utilizam a GPU e tiram proveito dessa utilização multi-thread, permitindo também um maior desempenho, porém, através da paralelização do seu processamento.
A tecnologia multi-thread não é uma exclusividade do SOLIDWORKS, ela é uma característica de alguns processadores e quando está presente na máquina, possibilita à estas ferramentas um melhor desempenho, ajudando também na performance das memórias.
Gostou dessas informações? Quer conhecer mais dicas e entender como os recursos do SOLIDWORKS ajudam a melhorar o desempenho dos seus projetos? Então entre em contato com o nosso time de especialistas. Estamos esperando por vocês!