Eu tenho um escaneamento 3D no SOLIDWORKS, e agora?

Como modelo minha nuvem de pontos dentro do SOLIDWORKS? Como converto ela em um modelo 3D? Saiba mais nesse post!
Artigo criado por: Rafael Cardoso

Em muitos momentos me deparo com a pergunta: "Como posso modelar minha nuvem de pontos dentro do SOLIDWORKS?" Ou: "Como converto ela em um modelo 3D?" A primeira coisa que devemos fazer é alinhar expectativas. O escaneamento 3D não vai gerar magicamente um modelo 3D das suas peças para você utilizar, é importante encarar o Scanner 3D como uma solução de levantamento sofisticada.

Existem diversas formas de conseguir uma malha para trabalho no SOLIDWORKS por escaneamento. Você pode contratar um terceiro para isto. Existem diversas ferramentas de escaneamento competentes no mercado que entregam um bom resultado e que tem bons entregáveis. O importante é se atentar se o Scanner que você está adquirindo ou comprando atende as suas necessidades. Dificilmente um scanner voltado para engenharia civil vai te dar a precisão necessária em uma nuvem que será utilizada como base para usinagem por exemplo.

Outro detalhe importante é que existem diversas soluções de tratamento de malha que possibilitam a geração de uma malha mais suave e fácil de trabalhar. Porém, estas ferramentas sempre acrescentam erros aos seus valores. Então, dependendo do grau de precisão que você necessita, provavelmente não é uma boa ideia você passar o seu arquivo do software de scanner por uma dessas ferramentas, para somente depois disso importar para o SOLIDWORKS.

A maneira de ter um modelo mais preciso dentro do SOLIDWORKS baseado no seu levantamento 3D, é utilizando o arquivo da própria ferramenta de escaneamento, após o registro das múltiplas nuvens geradas e criação de malha.

Você provavelmente vai ter algo como o exemplo abaixo como resultado.

Embora não tenhamos um escaneamento da peça completa, conseguimos facilmente com os recursos do SOLIDWORKS e o add-in nativo SCANTO3D definir as restrições a fim de repetir a geometria.

Recursos de conversão e decimação de corpos de malha para trabalhar com nuvens de pontos muito grandes sem perder a qualidade

Filtros de seleção que te permite selecionar nodes e facetas de malhas geradas a partir das nuvens de pontos

Em suma, utilizando os recursos do SOLIDWORKS é possível ter um levantamento e modelagem precisos de componentes escaneados.

https://blogs.solidworks.com/solidworksblog/wp-content/uploads/sites/2/2014/11/Reverse7.png

COMPARTILHE:
© 2021 MechWorks Tecnologia · Todos os direitos reservados
WhatsApp
Estamos online no Whatsapp. Fale agora com um especialista!
Abrir WhatsApp Mechworks Abrir WhatsApp Mechworks