Fluidodinâmica Computacional (CFD) no combate ao COVID-19

Para combater a propagação do COVID-19, engenheiros e cientistas utilizam a Fluidodinâmica Computacional (CFD). As simulações ajudam a enfrentar os desafios de criar e reabrir ambientes seguros durante a pandemia.
Artigo criado por: Cesar Augusthus Pinto

O COVID-19 continua sendo uma grande ameaça em todo o mundo. Mas, apesar do perigo contínuo para a saúde pública, as comunidades precisam e estão tentando voltar à suas rotinas normais.  O mais importante nessa retomada é encontrar maneiras seguras de reabrir as nossas escolas, comércios, escritórios e outros ambientes, e para isso a tecnologia trabalha a nosso favor!

Nos últimos meses, estudos baseados em fluidodinâmica computacional (CFD) tem ajudado os engenheiros e cientistas a prever e otimizar os fluxos de ar e transferência de partículas em diferentes ambientes. Estas simulações tornaram-se a arma mais poderosa para avaliar a dispersão do vírus e determinar como o design e o layout de um ambiente podem afetar a circulação e a transmissão pelo ar.

Projetos em fluidodinâmica computacional não são simples, mas neste momento, são capazes de salvar vidas, simulando a circulação de ar e a difusão do vírus e ajudando a visualizar e analisar as diferentes condições existentes, além de vários outros cenários hipotéticos e importantes para a reabertura de ambientes e concentração de pessoas com segurança.

É incrível e animador saber que estas avançadas tecnologias também estão ao nosso alcance. Em 2020, a Dassault Systèmes foi fundamental, colaborando em projetos que usaram os recursos da plataforma 3DEXPERIENCE para simular a circulação de ar e a difusão do vírus.

O maior exemplo da aplicação da Plataforma 3DEXPERIENCE e da fluidodinâmica computacional é o Wuhan’s Leishenshan Hospital na China. Construído em Wuhan, epicentro da Pandemia de COVID-19, o hospital tornou-se referência e destinou-se a receber e tratar os pacientes contaminados com o novo Corona Vírus.

A construção do hospital contou com a participação direta da Dassault Systèmes e reuniu esforços de engenheiros e cientistas que utilizaram os recursos de simulação da plataforma 3DEXPERIENCE para simular a contaminação e difusão do vírus dentro do sistema de ventilação do hospital. Através da CFD eles foram capazes de simular o esquema de distribuição de ar interno e otimizar uma melhor descarga de contaminação para proteger a equipe médica.

Os trabalhos com simulações também foram capazes de oferecer visualizações e compreensão do comportamento das partículas no fluxo de ar e ventilação do hospital e avaliar os impactos do uso de máscaras na prevenção da propagação do vírus.

Estes admiráveis resultados e esforços são importantes heranças que deveremos levar à diante para os cuidados com a nossa comunidade. A tecnologia sempre irá se concentrar na vida e no futuro, e nós devemos continuar investindo nela para promover novos avanços e mudanças no mundo.

Gostou desse conteúdo? Quer conhecer mais sobre as ferramentas de Fluidodinâmica Computacional (CFD) utilizadas no Wuhan’s Leishenshan Hospital e sobre a Plataforma 3DEXPERIENCE? Então entre em contato com os nossos especialistas técnicos. Estamos esperando por vocês!

COMPARTILHE:
© 2022 MechWorks Tecnologia · Todos os direitos reservados
WhatsApp
Estamos online no Whatsapp. Fale agora com um especialista!
Abrir WhatsApp Mechworks Abrir WhatsApp Mechworks