Formas alternativas de criação de dimensões em desenhos 2D

Conheça mais opções para extrair as dimensões em seu projeto
Artigo criado por: Pedro Doyle

A última parte de um projeto e pode-se dizer que uma das mais importantes é o detalhamento do modelo 3D. Muitas vezes vejo clientes coletando os valores de forma manual e depois precisando reorganizar quase todas as cotas.

Nesse artigo iremos demonstrar algumas formas de acelerar o processo de detalhamento.

O método mais tradicional é utilizar o recurso dimensão inteligente, onde são selecionados vértices, arestas e arcos para extração dos valores.

O SOLIDWORKS disponibiliza o recurso Itens do modelo. Todas as cotas criadas no ambiente 3D utilizando a vista inserida na folha serão coletadas automaticamente.

Ex.: No modelo abaixo foram as seguintes cotas no plano frontal

Todas as cotas utilizadas na vista frontal serão importadas automaticamente. Mas como pode ser visto, elas estão desordenadas. Para auxiliar a organização iremos utilizar o comando Organizar dimensões automaticamente.

Para organizar as cotas, selecione todas as cotas do modelo e clique na primeira opção Organizar dimensões automaticamente. Os parâmetros para o posicionamento das cotas podem ser controlados em Opções > Propriedade do documento > Dimensões > Distância de offset.

Outros três recursos que podem ser utilizados para criar uma sequencia de cotas são: Dimensão de linha de base, Dimensão da cadeia.

Na opção cadeia, todas as cotas serão coletadas a partir da cota anterior. A linha de base será definida uma linha ou vértice para que todas as cotas sejam medidas a partir do ponto de referência.

COMPARTILHE:
© 2022 MechWorks Tecnologia · Todos os direitos reservados
WhatsApp
Estamos online no Whatsapp. Fale agora com um especialista!
Abrir WhatsApp Mechworks Abrir WhatsApp Mechworks