Levando a fabricação inteligente um passo de cada vez

Existem vários motivos pelos quais os pequenos fabricantes devem iniciar iniciativas de produção inteligente. Confira neste post!
Artigo criado por: Fernanda Alves

Tem-se falado muito sobre a Manufatura Inteligente nos últimos anos e como suas diversas tecnologias podem ajudar a melhorar o status quo para os fabricantes em todo o mundo que estão lutando em meio a um mar de desafios.

As perturbações na cadeia de abastecimento continuam a aumentar a incerteza, tal como a realidade da iminente lacuna de competências que não mostra sinais de redução mas, na verdade, continua a aumentar. A lacuna de competências só nos EUA está a custar à economia 13 mil milhões de dólares por mês, e a Deloitte prevê que esse número crescerá, infelizmente, para cerca de 2,5 bilhões de dólares durante a próxima década. Para muitos pequenos fabricantes localizados em áreas rurais dos EUA, com grupos de mão de obra muito pequenos, os problemas são ainda mais profundos.

Embora os próprios fabricantes pouco possam fazer para mitigar estes problemas que afetam toda a indústria, podem adotar as tecnologias que lhes permitem fazer mais com menos, como a robótica e a automação.

A imagem apresenta um ambiente de fábrica, com um braço robô amarelo, uma tela de computador e um homem operacionalizando.

Tomar medidas em direção a iniciativas de Fabricação Inteligente hoje, mesmo que lentamente e em etapas incrementais, pode ajudar fabricantes de todos os tamanhos a aumentar a agilidade, a eficiência, a precisão e a reduzir o tempo de inatividade para serem mais competitivos e lucrativos.

Muitos pequenos fabricantes, no entanto, ainda não implementaram a Fábrica Inteligente, pois muitos consideram que isso implicará mudanças radicais e perturbações nas suas operações, bem como um investimento acentuado. No entanto, ao dar um passo de cada vez na Manufatura Inteligente, os benefícios podem ser alcançados por empresas de todos os tamanhos.

Embora seja necessário, é claro, um investimento inicial para começar, esse investimento provará ser uma fração do custo incorrido devido ao tempo de inatividade, à baixa qualidade e à fabricação ineficiente.

Existem vários motivos pelos quais os pequenos fabricantes devem iniciar iniciativas de produção inteligente:

  • Maior eficiência: melhorar os processos de produção, reduzir o desperdício e aumentar a eficiência, o que pode, em última análise, levar à poupança de custos e ao aumento da competitividade.
  • Melhor controle de qualidade: garanta a qualidade consistente do produto, fornecendo dados e análises em tempo real que permitem identificar e resolver problemas de qualidade com mais rapidez e precisão.
  • Maior agilidade: responda mais rapidamente às mudanças na demanda ou nas condições do mercado, proporcionando maior flexibilidade em seus processos de produção e cadeias de abastecimento.
  • Experiência aprimorada do cliente: ofereça produtos e serviços mais personalizados e customizados, o que pode melhorar a experiência geral do cliente e aumentar a fidelidade do cliente.
  • Vantagem competitiva: ao adotarem tecnologias de produção inteligentes desde o início, os pequenos fabricantes podem obter uma vantagem competitiva sobre concorrentes maiores e menos ágeis.

No geral, as iniciativas de produção inteligente podem fornecer aos pequenos fabricantes as ferramentas de que necessitam para otimizar os seus processos de produção, reduzir custos e permanecer à frente da concorrência.

COMPARTILHE:
Políticas de privacidade
WhatsApp
Estamos online no Whatsapp. Fale agora com um especialista!
Abrir WhatsApp Mechworks Abrir WhatsApp Mechworks