Depois de muitos anos, ok, quase três décadas na indústria, ainda acredito firmemente que você não precisa ser um cientista de foguetes para fazer simulações. Com o aumento do poder da computação, o software de simulação ficou mais rápido e fácil, desde que obtive meu doutorado em Engenharia Mecânica, há quase 30 anos. Sim, eu sei que já passei por isso algumas vezes, mas tem sido fascinante ver o avanço da tecnologia para resolver problemas complexos rapidamente. Naquela época, poderia levar 18 horas para resolver um problema, o que hoje pode ser feito em menos de um minuto.
Existem muitos conceitos errados sobre simulação, incluindo a suposição de que você precisa ser um especialista para fazer simulação, mas isso simplesmente não é verdade. Designers também podem fazer simulação! E, na verdade, deveria fazer parte do seu fluxo de trabalho.
Simulação = menos protótipos + segurança
Hoje, quero me concentrar em VOCÊ, o designer, para lhe dar a confiança necessária para dar um passo à frente e experimentar a simulação. Levante a mão se quiser projetar melhor? Isso é exatamente o que a simulação permite que você faça. A simulação permite que você teste facilmente o desempenho do seu produto antes de ir para a prototipagem para ver como ele se comportará no mundo real. Além disso, a simulação pode ajudá-lo a reduzir seu impacto ambiental, fornecendo orientação sobre materiais, detecção de conflito e capacidade de fabricação.
Sim, pode exigir mais algumas etapas, mas garantir que você possa fazer o melhor produto possível não tem preço.
Espero que você o convença de que a simulação não é um incômodo, é uma necessidade. Continue lendo para ouvir meu discurso e obrigado por ouvir com antecedência.
Além de alguns dos pontos mencionados acima, outros benefícios da simulação incluem:
- Orientação de projeto - a capacidade de realizar vários estudos de design para resolver cenários hipotéticos para que você possa tomar decisões melhores e mais informadas.
- Elimine o jogo de adivinhação - você tem a ciência/matemática para respaldar a decisão.
- Melhores reuniões de revisão de projeto - esteja preparado para suas reuniões e traga uma visão melhor para a mesa com os resultados da simulação.
- Também elimina o “ego” do design - quando se trata de design, não sugiro seguir seu instinto.
Como a Aco Technologias usou a simulação para sistema de drenagem
Esses são apenas alguns dos benefícios, mas não vamos esquecer o benefício da economia de custos. Um cliente, a ACO Technologies de Shefford, Reino Unido, usou o software SOLIDWORKS CAD e SOLIDWORKS Simulation de análise de elementos finitos (FEA) para projetar e simular seu sistema de drenagem de meio-fio, o KerbDrain, e reduziu protótipos, economizando mais de US$ 45.000 em custos de ferramentas de protótipo.
Se você está pensando em adicionar simulação ao seu fluxo de trabalho de design ou já está usando, aqui estão algumas dicas que tenho para você considerar:
- A simulação pode ajudá-lo a ser menos conservador. O que quero dizer com isso é que você precisa estar aberto a mudanças se quiser prosperar e inovar no mercado atual. Nem sei dizer quantas vezes ouvi clientes dizerem: “Sempre fizemos assim”. Mas, e se você pudesse fazer melhor?
- Obtenha uma segunda opinião sobre os resultados de sua simulação. Faça com que seu colega analise seus resultados como uma verificação de sanidade. É sempre bom ter uma segunda opinião. Você conhece o ditado “duas cabeças pensam melhor que uma”. Concordo.
- Não tenha medo de falhar... virtualmente. Aprendemos mais com o fracasso do que com o sucesso. A simulação pode exigir alguma prática, como aprender a dirigir um carro ou tocar piano, mas depois de um tempo torna-se uma segunda natureza.
Você não precisa ser um especialista! Isso é um mito. Você não precisa ser um cientista de foguetes para fazer simulação.
Se você ainda está em dúvida, a Dassault Systèmes oferece soluções para empresas de todos os formatos e tamanhos, incluindo SOLIDWORKS Simulation, marcas SIMULIA e soluções na plataforma 3DEXPERIENCE baseada em nuvem no portfólio 3DEXPERIENCE Works, incluindo 3D Motion Creator, um navegador completo solução baseada em movimento para análise baseada em movimento.