Como avaliar movimentação de engrenagens no SOLIDWORKS

Conheça algumas ferramentas do SOLIDWORKS para melhor entendimento de movimentação de conjuntos de engrenagens
Artigo criado por: Elton Pereira

Em meu último post para o Blog da MechWorks intitulado Dicas para modelagem de engrenagens no SOLIDWORKS trouxe uma abordagem bastante interessante de como executar a modelagem de engrenagens usando as teorias que dispomos e essa maravilhosa ferramenta de engenharia que é o SOLIDWORKS. Dessa forma, agora meu desafio será avançar um pouco nessa linha de projeto.

Engrenagens, como elementos de máquina, devem obrigatoriamente trabalhar em conjuntos, sejam um par de engrenagens ou em grupos maiores. Portanto, existem projetos mais simples em que só é necessária uma relação de transmissão, como existem projetos muito mais complexos, que exigem combinações de relações de transmissão, como é o exemplo das caixas de marchas diferenciadas encontradas em carros de passeio.

Para um engenheiro ou projetista nem sempre é tão trivial entender os sentidos de giro das engrenagens em questão, por vezes sendo necessário tomar um tempo pensando e refletindo sobre o sentido do giro. Tomemos como exemplo a utilização de planetárias para a inversão de sentido do giro que são elementos muito utilizados na mecânica automotiva e que confunde a cabeça de muita gente, já que o eixo interno gira em um sentido e a engrenagem externa gira no sentido inverso. Esse mecanismo é utilizado inclusive em conjuntos de marcha ré em veículos, como pode ser demonstrada no vídeo abaixo em que utilizamos a ferramenta de Dinâmica Física a fim de mostrar a diferença do sentido do giro das engrenagens.

Dessa forma, entendendo que nem todo trem de engrenagens possui uma clareza simples e que pode exigir muita visão espacial, é necessário que todo projetista ou engenheiro de máquinas e equipamentos conheça ferramentas que sejam capazes de indicar esses tipos de movimentos.

No SOLIDWORKS existe uma série de opções para avaliarmos movimentações de trens de engrenagem. Outra ferramenta bastante eficaz nesse tipo de identificação é o Estudo de Movimento, em que podemos inclusive criar animações da movimentação de nossos trens de engrenagens para melhor entendimento da dinâmica do conjunto ou mesmo para uma apresentação do projeto.

Essas ferramentas são de importância crucial para o dia a dia de um projetista de máquinas e equipamentos e estão escalonadas nas versões Standard, Professional e Premium. Para saber mais sobre essas ferramentas e condições entre em contato conosco.

COMPARTILHE:
© 2022 MechWorks Tecnologia · Todos os direitos reservados
WhatsApp
Estamos online no Whatsapp. Fale agora com um especialista!
Abrir WhatsApp Mechworks Abrir WhatsApp Mechworks