O DraftSight pode realmente substituir sua solução CAD 2D favorita?

Em geral, nos acostumamos a usar a mesma solução CAD 2D por muitos anos. Mas será que isso significa que ela ainda é a melhor sob diversos aspectos? Como o DraftSight pode ajudar você com o mínimo de impacto?
Artigo criado por: Mechworks

Assim como muitos de vocês lendo este texto, preciso confessar que após passar anos trabalhando com uma mesma solução de CAD 2D, eu tive muitas dúvidas se conseguiria me adaptar a uma solução nova. Porém, após dois ou três dias de uso, eu percebi que minhas preocupações eram completamente infundadas.

O ambiente do DraftSight é extremamente familiar e permite liberdade de alternar com um simples clique, de uma interface baseada em "Ribbons" para uma interface mais clássica e familiar, não forçando o usuário a trabalhar de nenhuma maneira específica.

Além disso, mesmo quando você utiliza o nome que os comandos teriam em outras ferramentas, ele entende a qual comando você está se referindo e o aciona do mesmo jeito, conforme mostrado na imagem abaixo com a abreviação do comando "purge", chamado de "clean" no DraftSight.

Conforme fui utilizando a ferramenta também percebi como a interface é familiar. Me senti basicamente em casa fazendo desenhos complexos no DraftSight após um ou dois dias de uso, graças à interface amigável que possui.

E algumas ferramentas exclusivas como o Power Trim e o Toolbox do DraftSight, acabaram vindo a calhar conforme eu fui tendo mais familiaridade com a ferramenta.

Uma das minhas preocupações como projetista, era se meus blocos dinâmicos colecionados ao longo de anos poderiam ser utilizados sem problemas no DraftSight. Para minha surpresa, os blocos funcionaram perfeitamente junto com as suas respectivas inteligências. Além disso, as ferramentas de parametrização dentro do ambiente de edição de blocos torna ainda mais inteligente e fácil a utilização destes blocos.

Além disso, minhas rotinas de LISPS também funcionaram sem demais problemas, conforme o esperado dentro do desenho. Fiquei fascinado com a ferramenta de vetorização de imagens, capaz de transformar em segundos um arquivo escaneado em um desenho com linhas, textos etc ....

Uma outra experiência positiva que eu tive, é que o DraftSight utiliza uma tecnologia de desenvolvimento muito atual, não é um código de 40 ou 50 anos de idade que foi apenas sofrendo modificações e adições. Sendo assim, a capacidade dele de lidar com arquivos complexos, sua versatilidade e facilidade de customização, é positivamente surpreendente.

Um outro questionamento que temos com frequência quando vamos enviar um desenho para um fornecedor ou outro departamento, é em qual versão do arquivo devemos salvar, e se o DraftSight consegue salvar em quaisquer versões ou extensões de desenho 2D. Para sanar esta dúvida, vou deixar abaixo uma lista com todas as extensões que o DraftSight pode salvar o seu desenho, para garantir que até as pessoas com as tecnologias mais datadas consigam ter acesso a sua informação sem perda.

Então, depois de dois ou três dias trabalhando com o DraftSight eu o recomendo sem sombra de dúvidas. Por ele fornecer tanto os modelos de licenciatura perpétua como assinatura, você não precisa pagar um preço desproporcional simplesmente por causa de uma marca. Mas bom, você deve estar pensando que eu sou uma pessoa suspeita para falar e que minha posição deve ser parcial. Portanto, te faço o convite de fazer o download de uma licença trial de DraftSight e experimentar em primeira mão a experiência relatada neste post.

COMPARTILHE:
© 2022 MechWorks Tecnologia · Todos os direitos reservados
WhatsApp
Estamos online no Whatsapp. Fale agora com um especialista!
Abrir WhatsApp Mechworks Abrir WhatsApp Mechworks