A qualidade de uma renderização depende de uma série de fatores. Para simplificar, podemos focar em dois que são os principais deles: luz e material. O realismo de uma imagem se deve, basicamente, a como a luz interage com as propriedades do material: cor da luz refletida, índice de refração, rugosidade da superfície, transparência e assim por diante. No post de hoje, vamos falar sobre o impacto de imagens fotorrealistas quando aplicadas no seu negócio – calma, já chegaremos lá.
Veja a imagem abaixo:
Você diria que ela é uma imagem renderizada de alta qualidade? Com certeza sim. Mas ela não é uma renderização! Ela é uma obra de arte do pintor italiano fotorrealista Roberto Bernardi. Mas como ele conseguiu pintar algo assim? Por que essa pintura parece tão real?
Ele conseguiu transpor com precisão para uma tela a interação entre luz e material. A transparência dos objetos, a textura, a quantidade de luz que é refletida ou absorvida pelos objetos... Tudo foi perfeitamente representado nessa bela obra de arte!
Da mesma forma que uma obra de arte leva tempo para ser concluída devido à sua alta precisão, quanto maior a qualidade ou precisão de uma imagem renderizada, maior será o custo computacional para conclui-la.
Imagens fotorrealistas + bibliotecas com propriedades pré-definidas
Para ajudar a completar a enorme tarefa de atribuir características realistas a cada objeto representado em 3D em uma imagem renderizada, podemos usar bibliotecas que possuem essas propriedades pré-definidas. O uso dessas bibliotecas vai nos poupar o tempo de ter que definir manualmente - às vezes até em ciclos de erro e acerto - as particularidades de cada material.
A NVIDIA (principal player do mercado de tecnologia em computação gráfica) disponibiliza uma biblioteca de materiais MDL (Linguagem de Definição de Material ou Material Definition Language, em inglês) que pode ser utilizado em conjunto com o SOLIDWORKS Visualize para atribuir aparências fotorrealistas às nossas imagens.
Como isso impacta diretamente os nossos negócios?
Bom, vamos voltar à imagem do pintor Roberto Bernardi. Dificilmente você ficou indiferente quando viu aquela pintura. Uma bela imagem tem o poder de transmitir ou despertar emoções!
Se conseguirmos que nossos produtos despertem em nossos clientes emoções (o marketing emocional), estamos iniciando com ele uma jornada de compra com grande possibilidade de sucesso. O cliente consegue se conectar com o nosso produto e passa a ter a certeza de estarmos oferecendo a ele uma experiência de altíssimo nível.
E como o SOLIDWORKS Visualize vai ajudar você nesse sentido?
O SOLIDWORKS Visualize possibilita que você tenha o poder de rapidamente atribuir, modificar e criar imagens realmente imersivas. Isso impulsiona a mensagem que queremos que nossos produtos passem aos nossos clientes.
Por sua vez, a mensagem será mais facilmente capturada e a experiência que queremos propor a eles será ainda mais impactante desde o primeiro contato, devido a utilização dos nossos produtos da forma mais assertiva possível. E isso se aplica aos mais diversos setores da indústria: desde a indústria de bens de consumo até indústrias de alta tecnologia.
Consegue perceber todo o potencial do SOLIDWORKS Visualize? Transmita de maneira rápida e fácil o valor de seus produtos, ofereça aos seus clientes uma incrível experiência e emocionalmente impactante desde o início e posicione-se cada vez melhor competitivamente.
Entre em contato conosco e deixe a nossa equipe técnica continuar guiando você nessa incrível jornada com o SOLIDWORKS Visualize.