É muito comum a utilização de rotores industriais em usinas de energia, por exemplo. Portanto, compreender a dinâmica do rotor é essencial para que a sua operação seja confiável. Se um rotor for projetado de forma inadequada, há um risco de uma falha catastrófica acontecer.
Uma das características observadas é a velocidade crítica do eixo cuja velocidade na qual o eixo do ventilador se torna ressonante e quando a vibração natural aumenta e faz com que o ventilador funcione incorretamente.
O efeito de ressonância acontece quando a frequência de excitação se aproxima da frequência natural da estrutura. Quando isso acontece, a estrutura vibrará em uma amplitude maior podendo vir a colapsar, como foi o caso clássico da ponte de Tacoma Narrows.
Desse modo, trazemos aqui um exemplo de como o SOLIDWORKS SIMULATION PROFESSIONAL pode auxiliá-lo a projetar um rotor industrial.
Na imagem abaixo, é possível observar 4 diferentes frequências naturais capturadas a partir de uma análise modal feita com o SOLIDWORKS SIMULATION PROFESSIONAL. Nela foi imputado uma velocidade de rotação hipotética de 2.000 rpm.
Os valores das frequências naturais são listadas na planilha abaixo que o próprio software gera. É possível observar diferentes frequências naturais de 30 Hz, 33 Hz, 41 Hz e 121 Hz. Ou seja, diferentes formais de vibrar que a geometria apresenta para as condições de contorno impostas. A partir desses resultados, o projetista saberá se o projeto apresentará o efeito de ressonância, caso tais frequências coincidam com a frequência de excitação.
Gostou desse estudo de caso? Isso é uma das infinitas possibilidades que o SOLIDWORKS SIMULATION pode auxiliá-los em seus projetos. Entre em contato conosco para que você veja como o SOLIDWORKS SIMULATION pode ajudar você a otimizar seus projetos.